quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dia Mundial do Não Fumador – 17 de novembro

Hoje, 17 de novembro, assinala-se o Dia Mundial do Não Fumador. Esta data visa sensibilizar a população para os malefícios do tabaco bem como proporcionar uma reflexão mais profunda sobre o impacto que o consumo de tabaco tem tanto a nível individual como a nível social. Embora socialmente aceite, o consumo de tabaco é um vício que causa doença e retira anos de vida. Desta forma, a Equipa da Saúde Escolar considerou pertinente assinalar este dia sensibilizando a comunidade escolar para esta problemática. Para tal, na escola sede, foi utilizado o painel da Saúde Escolar para divulgar informação relevante. Além disso, alguns alunos do 9ºA realizaram a atividade experimental “A garrafa fumadora”, a qual teve como objetivo “compreender os malefícios do tabagismo no organismo humano através do estabelecimento de um paralelismo entre a garrafa fumadora e a estrutura do sistema respiratório”. Assistiram e participaram na mesma alunos dos vários ciclos de ensino. Também no Centro Escolar Latino Coelho, a professora Adélia Rocha realizou a atividade "A garrafa fumadora" para alunos do 2ºano, durante a AEC da sua competência. Os alunos assistiram à atividade experimental com grande entusiasmo e ouviram as explicações da professora Adélia sobre o que estava a acontecer e sobre os malefícios do tabaco.

Alguns factos (adaptado de: Fundação de Cardiologia Portuguesa)
·        -  O tabaco é a primeira causa de doença possível de se prevenir.
·        -  Por cada cigarro fumado perdemos em média 8 minutos de vida.
·    - O tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes em Portugal, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares.
·        -  Os fumadores têm 2 vezes mais probabilidade de ter um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral e 5 vezes mais probabilidade de sofrer uma morte súbita.
·        -  90% dos fumadores começaram a fumar antes dos 19 anos.
·         - Quase todo o primeiro uso de tabaco surge antes do fim do liceu ou escola secundária.
·         - Os fumadores adolescentes têm mais probabilidade de ter ataques de pânico, ansiedade e depressão.
·        -  Cerca de 30% dos fumadores adolescentes vão continuar a fumar e vão morrer mais cedo e mais doentes, com uma doença relacionada com o tabaco.
·        -  No mundo, aproximadamente 1,5 milhões de pacotes de tabaco são comprados por menores, todos os anos. 
                Não FUMES! Opta por um estilo de VIDA SAUDÁVEL!


                        A equipa da Saúde Escolar







Nenhum comentário:

Postar um comentário