quarta-feira, 23 de março de 2016

Semana da Saúde

A escola deve ser um espaço onde se propicie que alunos, professores, funcionários e restante comunidade escolar participem em conjunto, se interajudem e se envolvam em atividades diversas e diversificadas.
A semana que decorreu de 14/03/2016 a 18/03/2016 foi um testemunho vivo deste princípio, uma vez que foram várias as atividades que a equipa da Saúde Escolar em parceria com o Departamento de Ciências Experimentais (DMCE) te convidou a participar.
Desta conta de todas elas?
A semana começou com workshops de primeiros socorros que, tratando-se da primeira assistência fornecida a uma vítima de acidente ou doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou médico, se reveste de uma enorme importância e urge que toda a comunidade escolar tome conhecimento destes procedimentos. Dinamizados por técnicos da Câmara Municipal, o público-alvo destes workshops incidiu sobre os alunos do 6.º ano de escolaridade, que participaram de forma bastante interessada na finalidade dos primeiros socorros: preservar a vida, evitar o agravamento do estado da vítima e promover o seu restabelecimento.
No dia 16 de março decorreu o workshop sobre criatividade e motivação – Meeting – projeto VASE. Aliás, entre os dias 14 e 18 de março o nosso agrupamento recebeu um grupo de 27 pessoas, entre professores e alunos, provenientes da Dinamarca, da Grécia e da Polónia. A equipa em causa deslocou-se a Portugal com o objetivo de participarem num meeting do projeto VASE denominado «Os valores e os alunos empreendedores». Para além de ficarem a conhecer a nossa cidade e zonas circundantes de interesse turístico e cultural, a equipa cumpriu um vasto programa, que incluiu uma visita a Lisboa. Este grupo permitiu, também, o estabelecimento de laços e o seu envolvimento e participação em atividades propostas no âmbito da Semana da Saúde permitiu enriquecer as mesmas e favorecer um intercâmbio saudável entre todas as nacionalidades envolvidas.
Também neste dia, e contando com a participação de alguns elementos deste grupo de estrangeiros, decorreu a caminhada e passeio de bicicletas às salinas de Rio Maior. Felizmente as condições atmosféricas presentearam os participantes com tempo primaveril e, entre caminhantes e ciclistas “vestidos a rigor”, esta atividade decorreu de forma bastante agradável. Aos comandos das “bikes” estiveram os professores Alexandre Canadas e Carlos Ribeiro que, em concertação com dois agentes da Guarda Nacional Republicana, marcaram a “pedalada” das bicicletas. Já os participantes na caminhada arrancaram a bom ritmo e, por entre passadas cheias de energia, ouvia-se a alegria de sorrisos, sentiam-se abraços de carinho e, sobretudo, erguia-se no ar o benefício que é para todos nós fazermos um pouco mais pela nossa saúde e… que bem melhor sabe se o fizermos com outras pessoas!!! A equipa da Saúde Escolar felicita todos os participantes, quer da caminhada, quer do passeio de bicicletas, e agradece a todos os pais e familiares presentes a sua participação nesta atividade.
Pois e não é que, depois desta “exigente” atividade física, é indispensável a reposição de nutrientes essenciais ao organismo?!
Foi, portanto, extremamente oportuna a venda de produtos hortícolas e afins, dinamizada pela turma A do 8.º ano de escolaridade, decorrida no dia seguinte (17/03). Os discentes desta turma aceitaram o convite da sua Diretora de Turma, a professora Susana Nascimento e, com muito rigor e profissionalismo, estiveram com a sua montra de deliciosos e saudáveis produtos à disposição de serem adquiridos por toda a comunidade escolar. Não é, portanto, de estranhar que a frescura dos alimentos aliados à simpatia dos vendedores tenha revelado o já esperado sucesso desta venda, no final do dia. A todos os que se dedicaram, se envolveram na sua organização e permitiram a concretização desta venda, a equipa da Saúde Escolar apresenta as suas felicitações, desejando que a mesma atividade se possa vir a repetir futuramente.
Conhecedores dos procedimentos a implementar em primeiros socorros, enriquecidos com a troca de experiências interculturais, com a participação na caminhada e no passeio de bicicletas e com a paragem na banca dos produtos hortícolas, eis-nos chegados ao dia 18/03/2016, último dia da semana, mas também bastante rico no que respeita à oferta de atividades no domínio da saúde.
Os sétimos anos da escola foram convidados a assistir à palestra de “Prevenção de lesões músculo esqueléticas”, dinamizada por enfermeiras do Centro de Saúde. A importância desta palestra prende-se com o facto da execução de trabalhos com movimentos repetitivos ou que exigem um elevado esforço físico serem fatores de risco que podem levar à ocorrência de lesões incapacitantes e de grande desconforto para o ser humano. De facto, de acordo com dados da União Europeia, mais de 45% do total de doenças profissionais está relacionado com lesões músculo esqueléticas a nível das cervicais e dos membros superiores. Portanto, estar consciente dos riscos existentes e das lesões que podem ocorrer é fundamental para que cada um de nós se possa proteger, adote práticas adequadas ao exercício de determinados esforços e se consiga disciplinar, no sentido de prevenir doenças.
Já os meninos do 1.º ciclo marcaram presença na palestra referente à “Prevenção/Segurança rodoviária”, dinamizada por dois agentes da Guarda Nacional Republicana. Esta atividade compreendia dois momentos: um de índole teórica, outro de natureza prática, no qual seria delineado um percurso, que as crianças procurariam concluir, de acordo com as regras e cuidados assimilados na componente teórica. Sucede que infelizmente as condições atmosféricas adversas comprometeram a realização deste momento prático, havendo a referir que a palestra teórica decorreu muito bem, tendo o público estado concentrado nas instruções fornecidas e chamados à atenção para procedimentos de segurança rodoviária a terem em consideração no nosso dia-a-dia.
Os discentes que frequentam o 9.º ano de escolaridade tiveram a seu cargo o Quiosque da Saúde no qual, para além de ser medida a tensão arterial aos interessados, também era registado o seu peso e altura e, deste modo, calculado o IMC (Índice de Massa Corporal).
Indispensável para o corpo e para a mente, é fundamental que nos alimentemos bem e de forma correta. Ingerir fruta e legumes, mais do que uma questão de “disciplinar o gosto” é uma questão cultural. Sim… Não vale a pena dizer que “não gosto”, pois, se te habituares a estes sabores, vais ver que “não lhes vais conseguir resistir”… E ainda bem!
Foi a pensar neste objetivo que, no intervalo da manhã, foi distribuída fruta a toda a comunidade escolar. A mesa, mais parecia uma palete de cores que, depois de ingerida, faz de ti essa obra de arte que és…
Para perceberes que há mais alimento para além da carne e do peixe, também foi apresentada (e saborear!) uma mostra gastronómica de comida ovolactovegetariana que contou com duas deliciosas quiches de legumes, um delicioso alho francês à Brás (que desapareceu em segundos!) e umas pequenas entradas frias de legumes. Ficou, portanto, comprovado que, de uma maneira geral, os alunos gostam de fruta e se atrevem a consumir produtos saudáveis.
A saúde passa também por fazer escolhas acertadas… por isso a equipa da Saúde Escolar lança-te este desafio… Cuida de ti, alimenta-te bem, pratica exercício físico e relaciona-te com os outros… diverte-te!
Que todas as semanas sejam… semanas da saúde!
                    São os votos sinceros da equipa da Saúde Escolar e do DMCE!










Nenhum comentário:

Postar um comentário